FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
O MUNICÍPIO

A cidade de Elesbão Veloso

A Cidade

Em 1918, um grupo de fazendeiros buscando a comercialização de seus produtos criou uma feira às margens do riacho Coroatá. Dentre estes nomes estavam, Antonio Alves Teixeira, José Alves Monteiro e Alcebíades Nonato da Silva. Com o sucesso da feira, algumas pessoas foram se instalando no local, dando origem ao povoado Coroatá, pertencente ao município de Valença do Piauí. O Povoado progredia como o passar do tempo. Em 1930, houve a criação de duas agências arrecadadoras, uma estadual e outra municipal. Em 1932 o prefeito de Valença do Piauí Abimael da Rocha, transformou o galpão da feira em amplo prédio em uma estrutura de tijolos e telhas. No ano de 1936 o povoado já contava com 800 habitantes, recebeu a instalação da agência dos correios e telégrafos, contando com a valiosa colaboração de Elesbão de Castro Veloso e Francisco Antonio Junior. Em 30 de setembro de 1943, chega ao povoado, Santa Teresinha do Menino Jesus, patronesse da capela recém-criada pelo padre José Gomes da Silva, Vigário da freguesia da Valença do Piauí. Em 13 de maio de 1954 o povoado foi elevado a categoria de cidade, desmembrando – se de Valença do Piauí com decreto da lei Estadual 983 de 13 de maio de 1954. Somaram forças para a emancipação política, vários homens influentes da época, que deixando de lado as questões partidárias, buscaram juntos a criação da cidade. Dentre estes nomes podemos destacar: Benoni Portela Leal, Lauro Martins, Moisés Lima Verde, Norberto Moura, Alcebíades e o deputado estadual Alcides Nunes. O nome da cidade Elesbão Veloso, é em homenagem a Elesbão de Castro Veloso, que na época das lutas pela emancipação política, exercia cargo de alto poder de articulação nos correios, o mesmo atuou com decisivas influencias no processo de criação da cidade.
Elesbão Veloso antes da emancipação era conhecida como povoado Coroatá pois localiza-se às margens de um riacho que leva o mesmo nome.

Gentílico

Elesbonense.

Significado do nome

O nome foi dado em virtude da grande quantidade de frutos de coroatá encontrado na região. Quando da emancipação recebeu este nome de Elesbão Veloso em honra ao diretor dos ECT – Empresa de Correios e Telégrafos da época que instalou uma agência dos correios na no povoado. O nome dele era Elesbão de Castro Veloso. Fato curioso é que o homem que deu o nome da cidade nunca chegou a conhecê-la.

Data de  aniversário

13 de maio

População

Sua população é de 14.499 habitantes

Geografia

Localiza-se a uma latitude 06º12’07” sul e a uma longitude 42º08’25” oeste, estando a uma altitude de 203 metros, no centro-oeste piauiense.

Limites geográficos:

Ao Norte – Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande, São Felix do Piauí
Ao Sul – Francinópolis, Barra DAlcântara e Novo Oriente
A Leste – Valença do Piauí e Novo Oriente.
A Oeste – Regeneração e Jardim do Mulato.



Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.