NOTA INFORMATIVA Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Elesbão Veloso

Ao tempo em que a cumprimentamos todos os ouvintes vimos através desta, informar que, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o fluxo de atendimentos dos serviços de saúde de Elesbão Veloso é organizado de acordo com suas competências em nível municipal e para a garantia de um acesso integral ao usuário, necessitamos dos serviços de referência, pactuados a nível federal, estadual e entre municípios.

Assim, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Elesbão Veloso foi criado por meio de consorcio municipal entre a nossa cidade com Várzea Grande, Francinópolis e Barra d’Alcântara, com aproximadamente 680 pessoas acompanhadas por esse serviço, funcionando de segunda a sexta, contando com apoio de uma equipe multiprofissional para acolher e atender a demanda da população, além de referenciar para serviços especializados, quando necessário.

Assim se faz nos casos de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, acolhemos e depois encaminhamos para a referência, o CAPS AD de Valença. Elesbão Veloso não se encaixa nos critérios populacionais para ter um CAPS AD, temos um CAPS 1, conseguido por meio de parceria com os outros municípios.

Esclarecemos ainda que em casos de internação psiquiatra, ainda que não seja mais o foco da atenção, quando necessário, não se faz por meio de encaminhamentos do CAPS. Na presença de pacientes em surto psicótico, o familiar ou responsável deve acionar o SAMU, e em casos de violência autodirigida ou  a terceiros, deve-se comunicar também a Policia Militar para fazer a proteção coletiva, e assim, encaminhar a pessoa até o serviço de urgência mais próximo, que no nosso caso é o nosso Hospital. Chegando no Hospital, a equipe de plantão prestará os devidos cuidados e se for necessário, referenciará até o Hospital Psiquiátrico mais próximo.

Salientamos que os Hospitais Psiquiátricos funcionam com fluxo contínuo “porta-aberta”, para acolher pacientes em surto psíquico, não sendo local de escolha para a saúde mental. Os CAPS são os serviços prioritários para acompanhamento e cuidado em saúde mental, necessitando da colaboração da pessoa em sofrimento, assim como da família e da comunidade em geral, para apoiar e colaborar com esse processo de captação e orientação psicossocial.

Desde já, coloco-me à disposição para os esclarecimentos e demais informações que se fizerem necessários.

Elesbão Veloso, 12 de fevereiro de 2021.