CREAS em parceria com Conselho do Idoso, CRAS e Polícia Civil realiza evento alusivo ao Dia Nacional de combate a violência contra a pessoa idosa

31/07/2017

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realizou na noite de ontem, 30 de julho, evento alusivo ao Dia Nacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa (15/06) na sede da Associação de Moradores da Piçarra, situada à Rua Santo Antônio, S/N, bairro Piçarra. O evento contou com a presença de autoridades, destacando dentre outras, a presença do Delegado de Polícia Dr. Paulo Gregório, Vereador Paulo França, Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Cícero José Barreto, Secretária Executiva de Cultura Layanne Oliveira, Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso e Presidente da Associação do Bairro Piçarra Sr. Edmilson Miranda, Presidente da Associação do Bairro Santa Clara e Secretária do Conselho dos Direitos do Idoso Sra. Maria José Rosa da Silva. Inicialmente o mentor do evento e Coordenador do CREAS  Jeovane dos Santos Moreira, fez a abertura expondo a todos a importância e os objetivos desde o atendimento as vítimas de violência física, psíquica e sexual assim como na constante defesa dos direitos humanos. A Assistente Social Maria da Soledade Pereira da Costa e Psicóloga Aline Barbosa prestaram, também, detalhadas informações sobre as áreas de atuação e atendimento como unidade abrangente na proteção social e especializada. Assistente Social do CRAS, Sra. Ednalva Pereira interagiu com todos na informação também do papel do CRAS como oferta da proteção social básica e como gestão de benefícios tais como bolsa família, BPC, realização de acompanhamento sóciofamiliar bem como a articulação com a rede local e as demais políticas. Em suma, ambas são unidades de política de assistência social, fazendo parte da rede de proteção social, mas cada um tem o papel diferenciado, como afirmaram as técnicas dos alusivos centros. Dr. Paulo Gregório – Delegado de Polícia local, usou da palavra para esclarecer o papel da policia civil com base na proteção do idoso, orientando-os como proceder no caso de apropriação indevida de cartões (para receber benefícios ou coisa que o valha) como também os procedimentos de encaminhamento do Idoso à rede de atendimento em crimes quando se sentirem lesados. O vereador Paulo França enalteceu os mentores do evento, tendo em vista os esclarecimentos prestados a todos, sentiu-se agradecido por participar de tal e, finalizando, o Sr. Edmilson Miranda usou da palavra para agradecer aos presentes e colocar-se à disposição de todo e qualquer movimento que venha agilizar a tomada de medidas para garantia dos direitos da pessoa idosa. Foi um evento bem planejado, organizado e realizado com sucesso. Propomos que mais eventos desta estirpe sejam realizados em outros bairros, pois certamente todos os munícipes tomarão conhecimentos dos trabalhos de proteção social que o município desenvolve. Parabéns a equipe do CREAS. Confira momentos.