Secretaria Municipal de Saúde realiza através do Conselho Muncipal de Saúde 1ª Plenária de Saúde do município de Elesbão Veloso - PI

21/07/2017

Nesta sexta-feira (21/07), a Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a 1ª Plenária de Saúde do Município de Elesbão Veloso – PI, no Auditório Prof.ª Maria do Livramento Sousa (PMEV) com a presença de todos os segmentos da nossa sociedade civil. O evento contou com autoridades municipais, vereadores Cícero Marques de Oliveira, Graciosa Rodrigues, Paulo França, Secretários Municipais Maria Augusta Macedo (Saúde), Layanne Oliveira (Cultura), Glicéria Barbosa (Assistência Social), Dr. Edmilson Dantas (PSF), Enf.º William Cássio Rodrigues, Enf.ª Etyene dos Santos Silva, Enf.ª Maria do Amparo de Castro Barbosa – Presidente do Conselho de Saúde, Agentes Municipais de Saúde e demais profissionais representantes do NASF, CEV, SAMU, Vigilância e ACS. A plenária teve o objetivo de mobilizar a comunidade e os profissionais de saúde, para discutir temas importantes, e foi uma maneira de apontar e avaliar o trabalho que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo com o intuito de apontar soluções e melhoramentos para o atual quadro de saúde em nosso município. O evento foi dividido em momentos. Inicialmente Maria Augusta Macedo, Secretária Municipal de Saúde, declarou aberta a plenária, onde antecedida pela Banda 13 de Maio executou os Hinos Nacional e Municipal. Seguidamente houve a oratória, onde por unanimidade autoridades enfatizaram sobre a importância do evento que, no momento, busca meios de melhoramentos na pasta que há muito vem deixando a desejar, apesar dos grandes esforços desempenhados pelo poder executivo.  Em seguida, a Enfª Maria Etyene dos Santos Silva, com a temática Zica Vírus, Dengue e Chikungunya falou a todos sobre os cuidados que todos devem ter para combatermos tais doenças; Enfª Maria do Amparo de Castro Barbosa com a explanação sobre SUS (Sistema Único de Saúde), sua aplicabilidade e funções, enfatizando também a avaliação das ações desempenhadas e na possível melhoria das mesmas; Enfº William Cássio Rodrigues Moreira apresentando propostas e tópicos a serem discutidos e, possíveis soluções para os pontos críticos no intuito de trazer melhorias à sociedade elesbonense. Por fim, em mesa redonda, foram levadas propostas prioritárias para serem colocadas em ação pela Secretaria de Saúde. Confira momentos.