PREFEITURA DE ELESBÃO VELOSO - PIAUÍ


Elesbão Veloso recebe com pesar a notícia do falecimento em Teresina de Dr. Francisco Ferreira Ramos

22/05/2017

Morre, em Teresina, um dos nomes mais expressivos da medicina piauiense, o médico Francisco Ferreira Ramos. Chico Ramos, como era mais conhecido, nasceu no Vale do Sambito, região de Valença-PI aos 13 dias de dezembro de 1929. Filho de José Ferreira Ramos, seu Zé Perigoso e Francisca da Silva Ramos, dona Chiquinha. Casado com Cleusa Ramos. Deixa quatro filhos Silvana, Francisco Jr., Ricardo e Marcela. Aos oito anos de idade, iniciou seu processo de alfabetização e sua vinda para Teresina dois anos depois. “Eu fugi de casa aos 10 anos”, disse em seu livro intitulado “História que a própria vida escreveu”. A obra está repleta de muita emoção e de exemplos de força de vontade, de dedicação e de profissionalismo. Narra, também, um pouco sobre a história do maior hospital público do Estado, que cresceu junto com ele: o Hospital Getúlio Vargas.  

 

Na década de 40, ainda em busca do sonho em tornar-se médico, Chico Ramos veio estudar na capital. Para conseguir sobreviver, relata que foi vendedor de água, pescador e tropeiro. Ao longo da adolescência, Ramos alternava momentos na roça e em Teresina, mas nunca abandonou seus objetivos. “Fiz um juramento que só voltaria cidadão e médico”. Aqui se ressalta o episódio do chapéu onde o pendurou na cumeeira de sua casa e só tirando-o com a sua volta. Este relado Dr. Chico Ramos fez, em Elesbão Veloso, por ocasião do III Salão do Livro em Elesbão Veloso – SALIPI, onde foi homenageado em 2005, recebendo o Salão do Livro de Elesbão Veloso o nome de Dr. Chico Ramos.

 

No início da década de 60, Francisco Ramos, conseguiu se formar na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, uma das mais concorridas do país, e voltou a Teresina para trabalhar no Hospital Getúlio Vargas, onde foi diretor e responsável por sua manutenção. “Morei cinquenta anos no HGV, fui diretor por quatro mandatos. Eu sempre fui rato de hospital”.

À família de Dr. Francisco Ferreira Ramos nosso abraço de pesar e rogamos a Deus que o acolha em Sua morada e conceda-lhe um descanso merecido e a vida eterna disse Ronaldo Barbosa em nome dos elesbonenses.