Viagem ao passado histórico de Elesbão Veloso - Piauí

08/05/2017

Elesbão Veloso está em comemoração festiva alusiva aos 63 anos de emancipação política. Ontem, dia 07/05, por volta das 16h30 tivemos a abertura oficial da programação que, já foi e está sendo amplamente divulgada, abertura esta que teve início com a Maratona, onde houve participação masculina e feminina atendendo a partir da faixa etária 09 anos. Escolhemos dar inicio a estas festividades com a tal por tratar-se da participação maciça de uma boa parte de nossos atletas quer das escolas municipais e ou comunidade local.

Elesbão Veloso antes de sua emancipação foi chamada de Coroatá, por ser cortada ao centro pelo riacho do mesmo nome e, pela enorme quantidade de frutos de coroatá existentes na região. Possui um belo histórico, onde nos remete aos fazendeiros que abrigou e a fez crescer tornando-se o que vivenciamos hoje. Suas feiras, seus idealizadores, seus comerciantes, seu primeiro farmacêutico, seus.... e por aí vai. Éramos contados  com a ajuda dos dedos....hoje isso já não é mais possível, hoje já somos 14.406 (estimada em 2016)habitantes distribuídos em uma área territorial 1.383,019 km².

Tivemos um crescimento demográfico acentuado em 1918, as necessidades da então população da época já exigia mais da Data Alegrete. Desta feita, encontramos o ilustre nome de José Alves Monteiro idealizador e criador da Feira que juntamente a Antônio Alves Teixeira e Alcebíades Nonato da Silva colocaram em prática a tão auspiciosa feira. Os recursos financeiros partiram de muitos ilustres nomes, nomes estes destacáveis proprietários e fazendeiros da região. Com o desenvolvimento da feira, as construções de prédios sucederam-se e consequentemente multiplicou-se o número de comerciantes. Daí partiu para o seu desenvolvimento integral, que logo, logo todas as reivindicações foram atendidas pelo então prefeito de Valença, município ao qual pertencíamos. Em 1936 foi instalada a Agência Postal Telefônica do Departamento dos Correios e Telégrafos com a qual pensou-se em transformá-la em cidade. Assim, há 63 anos, exatamente em 13 de maio de 1954, fundou-se a nossa querida Elesbão Veloso em homenagem ao valenciano Elesbão de Castro Veloso, engenheiro e pertencente ao mais alto escalão do DCT.

Os anos seguintes foram promissores, cada um de nós empenhados em sermos elesbonenses de alma, coração e muito amor.

Agora proponho a todos nós uma viagem, viajar por todos os anos em que tivemos o privilégio de termos bons administradores e acima de tudo comprometidos com o desenvolvimento da nossa tão querida Elesbão, ELESBÃO esta que AMAMOS, CUIDAMOS E SOMOS PARA TODOS.

GALERIA DE PREFEITOS ELESBONENSES.