Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza capacitação para agentes comunitários de Saúde.

19/05/2020

A Capacitação de ACS (Agentes Comunitários de Saúde), realizada no Auditório Profª Maria Lili, sede do executivo municipal, contou com a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS), assim também como a secretaria de saúde, Maria Algusta, profissionais da saúde, do NASF, Medicos, Enfermeiros, Odontologistas e representantes do legislativo municipal. A capacitação foi voltada a prevenção do câncer de colo uterino e de mama, além do diagnóstico precoce e acompanhamento sistemático das pessoas com hipertensão e diabetes! Objetivando conscientizar a população sobre as formas de prevenção de detecção precoce dos cânceres na mulher, especialmente câncer de mama e colo de útero.

Apesar de inúmeras campanhas de conscientização, o câncer ainda tem muitos estigmas e as pessoas demoram a procurar ou não procuram os serviços de saúde por medo, vergonha ou por não acreditarem na cura. Com esse comportamento chegam tarde ao diagnóstico de muitos canceres que poderiam ter sido curados se descoberto no início.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são o elo entre o serviço de saúde e a comunidade, em média realizam 08 visitas por dia na comunidade abrangida pelo Centro de Saúde o qual trabalham. Diante disso, surgiu a necessidade de capacitar os ACSs para intensificarem suas ações no mês de outubro, aproveitando a Campanha Outubro Rosa que tem grande visibilidade e mobilização.