A prefeitura municipal de Elesbão Veloso, através da sala do empreendedor em parceria com SENAR e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho vem trazendo desde fevereiro vários cursos para nosso município. Veja

17/04/2019

A prefeitura municipal de Elesbão Veloso, através da sala do empreendedor em parceria com SENAR e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho vem trazendo desde fevereiro vários cursos para nosso município como:

PRODUÇÃO DE SEMENTES DE ALHO LIVROS DE VÍRUS; Tendo como objetivo a sustentabilidade da cultura do alho no município, provendo uma melhoria na qualidade de vida das famílias envolvidas na geração de emprego e renda e inclusão no agronegócio do alho. A capacitação aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2019 com um grupo de 16 produtores, curso este que faz parte do projeto de revitalização do alho livre de vírus no estado do Piaui e teve como instrutora a Sra. Fatima Almeida.

USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO; aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março de 2019. O curso tinha como objetivo capacitar o produtor rural e/ou trabalhador rural com técnicas atuais de conservação do solo de maneira correta e eficiente tornando-o competitivo na produção de alimentos e visando a melhor equilíbrio ecológico. O treinamento proporcionou ao produtor rural conhecimentos atuais na pratica de conservação do solo. Este curso teve como instrutor o Sr. Josenildo Sena.

CURSO DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA (MICRO ASPERSÃO E GOTEJAMENTO); Realizado nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2019 voltado para a cultura do alho. O instrutor Francisco Estrela ensinou técnicas, montagem, operação e manutenção do sistema de irrigação localizada , incluindo a montagem e operação do sistema de motobomba e seu painel de comando. As aulas teóricas foram na escola José Martins (Anexo) e as aulas praticas na horta comunitária da Associação dos Horticultores do município de Elesbão Veloso-PI (localidade Sambaiba).