SAÚDE: Caminhada marca encerramento das atividades do OUTUBRO ROSA e lança campanha NOVEMBRO AZUL. Veja

05/11/2018

Durante o mês de outubro, profissionais da saúde de Elesbão Veloso vestiram-se de rosa em apoio à prevenção do câncer de mama, e para encerrar as atividades atinentes à *Campanha Outubro Rosa*, a Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (31) uma grande caminhada de conscientização com foco em ações preventivas contra o câncer de mama. A ação também marca o inicio das atividades do Novembro Azul.

Ao chegar à praça central foi oferecida a população serviços como: orientações nutricionais, testes de glicemia, aferição de pressão arterial dentre outros. Teve também um momento para movimentar ainda mais o corpo, com uma dança com a equipe de educadores físicos.

“Estamos aqui para chamar a atenção para a prevenção e o combate ao câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Agradeço o engajamento de todas as equipes da saúde, do CREAS e CRAS para realizarmos esse evento tão bonito como o de hoje e conseguirmos alcançar nosso objetivo”, *Falou a secretária de saúde, Mª Augusta.*

Além da caminhada, diversas palestras, ações, sorteios de brindes, exames e consultas foram realizados pela Secretaria da Saúde ao longo do mês de outubro para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.

*Outubro Rosa*

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. O movimento começou em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e hoje é realizado em vários lugares do mundo.

*Novembro Azul*
    É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.