Comissão Intersetorial e CMDCA de Elesbão Veloso realizam evento para implantação do NUCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES-NUCA no município. Veja

18/04/2018

A comissão Intersetorial e CMDCA de Elesbão Veloso se reuniram na tarde desta terça-feira (17) no auditório do CRAS para mais um encontro de implantação do NUCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES- NUCA no município. Contando já com a participação de mais de 80 jovens inscritos, a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, objetiva refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. No evento todos participantes receberam camisetas padronizadas, com um detalhe, todas com nome “FELIPE CAIRO” que era participante e nos deixou a poucos dias, para os amigos Felipe era modelo de persistência e superação. Os pais de Felipe, ainda muito consternados, estiveram presente no encontro e receberam a camiseta que seria pra Felipe.

Segundo os articuladores, é importante a participação dos adolescentes, ressaltando que quem participa da vida da comunidade, torna-se sujeito de suas ações, sendo capaz de fazer criticas, de escolher, de defender seus direitos, de cumprir melhor seus deveres e fortalecer competências. A vivência da participação é um dos principais instrumentos na formação de uma atitude cidadã.

O “NUCA” -  é uma ação obrigatória para que o município obtenha uma avaliação positiva na conquista do selo.

O importante é juntar uma turma que tenha boas ideias para ajudar o município a melhorar a sua realidade. Se muita gente se interessar, o município pode ter mais de um núcleo.

Propõe-se que os núcleos de Cidadania de Adolescentes atuem em diálogo com o CMDCA para ampliar a participação de adolescentes nesta instância e garantir que suas decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.

As ações dos(as) adolescentes complementarão os esforços dos gestores municipais de melhorar as condições de vida no município. Ao implementar tais ações, os(as) adolescentes ampliam o conhecimento sobre o assunto a que está ligado o desafio, expressam sua perspectiva sobre o tema para os(as) gestores municipais e desenvolvem habilidades e atitudes importantes tanto para si como para o município em que vivem.