Festejos da nossa Paróquia Santa Teresinha teve abertura dia 22 de setembro

25/09/2017

Vinte e dois de setembro de dois mil e dezessete foi a data que marcou o início dos festejos do nosso município, edição sexagenária da nossa padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus, que há 30 de setembro de 1943, chegou ao nosso povoado Coroatá, como patronesse da capela recém-criada pelo Padre José Gomes da Silva, Vigário da freguesia de Valença do Piauí. Marca em nossos registros (placa afixada na Matriz) estarmos com o 9º Pároco – Pe. Miguel Rodrigues de Sousa Júnior sendo antecedido por: Pe. David Mendes de Oliveira (1958-1961); Pe. Luís de Castro Brasileiro (1961-1970); Pe. José Paulo do Rego (1971-1985); Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Marques (1985-1989); Pe. Antônio Francisco dos Santos Cruz e Pe. Carlos Alberto de Oliveira Sales (1989-1991); Pe. Gérson Mendes de Brito e Gilberto Costa Freitas (1991-1994); Pe. Edvar Ribeiro da Silva (1994-2004) e Wanderley de Morais Ferreira (2004-2014). Brilhantes comemorações já aconteceram a cada início que marcou este período, onde homens ilustres encabeçaram como presidentes o tão esperado e desejado festejos. Conta-se que José Osvaldo Barbosa, Benedito Portela Leal Filho (Ditoso Leal), João Soares da Silva e Mozar Soares Cavalcante presidiram anos áureos de festejos da padroeira, ora em peregrinação e apresentação de reisados com pastorinhas, ora com candidatas a rainhas com fins de arrecadar dinheiro para a construção e ou melhoria da nossa magnífica igreja.

A cada ano passando, cresce mais e mais em seus fiéis a vontade de reverenciar à altura a tão nobre santinha. Os fiéis de tudo fazem para se doarem neste período para tornar um ano mais bonito, mais digno de louvor e, assim demonstrar a sua fé crescente. A cada ano supera-se em esplendor. Centenas de fiéis esperançosos aguardam por este dia. O sentimento invade a todos de modo avassalador, é uma época em que todos, todos mesmos vivem  cada dia de forma intensa na fé e na esperança.

Nessa última sexta-feira, aconteceu mais uma abertura dos festejos de Santa Teresinha edição 2017, partindo do bairro Várzea Alegre. Sabe-se que, parte deste bairro pela comissão que a introduziu desde 1943, local onde todos a aguardavam ansiosos.

É um belo cortejo que sempre parte do portal elesbonense até a Matriz de Santa Teresinha. Acompanham centenas e centenas de fiéis. Fazem parte deste todos os santos das capelas de bairro e/ou localidades elesbonenses e, entoando cânticos religiosos, percorrem todo o trajeto.

Aconteceu uma belíssima celebração campal, presidida pelo Padre Antônio Carlos da Paróquia de São Francisco de Assis de Valença do Piauí e vigário local Pe. Miguel Jr. A Banda 13 de maio com sua musicalidade entoou belíssimos cânticos enriquecendo mais e mais aquele evento. Presente dentre muitas autoridades, a nossa Vice-Governadora Margareth Coelho que coroou Santa Teresinha, em um gesto de muito amor e gratidão. As festividades acontecerão até dia 1º/10, quando então encerrarão com a procissão. (Confira fotos de Adalberto Jr).